Perguntas frequentes
Como anunciar e vender no BL
Se você deseja anunciar um brinquedo no Brinquedo Livre deverá se cadastrar como comprador primeiro. Para isso clique em Cadastrar no menu superior direito do site.
Após ativar seu cadastro, clique em Quero Vender e ative sua conta de vendedor. Preencha seus dados de endereço e dados bancários para ativar a conta. Em seguida é só cadastrar o produto que deseja anunciar inserindo todos os dados solicitados em tela e aguardar a aprovação do seu produto.
Inicialmente sim. Mas, conforme você for realizando vendas e seus compradores assinalarem que tudo ocorreu bem, sua reputação irá melhorar e o Brinquedo Livre pode passar a liberar seus anúncios automaticamente.
Ao cadastrar seu produto inclua o máximo de informações que puder sobre ele e adicione fotos reais do produto. Além disso, você pode adicionar vídeos mostrando o produto em funcionamento.
Mas, lembre-se: você não deve incluir logotipos ou informações de contato em seus anúncios. Você poderá ser cobrado por isso ou ter o cadastro do seu anúncio recusado.
Seu produto pode ser:
Entenda a diferença entre eles:
NOVOS - O que é um produto novo?
Como o nome já diz é um produto nunca utilizado, onde sua embalagem pode ou não ter sido aberta, pois o produto possui todos os acessórios e não possui qualquer dano.
SEMINOVO - O que é um produto seminovo?
São produtos com pouco ou quase nenhum uso, independente de terem ou não sua embalagem original, se encontram em perfeito estado e possuem todos os acessórios.
USADOS - O que é um produto usado?
Diferentemente do produto reembalado, o produto usado é aquele que, como o próprio nome diz, foi adquirido por alguém, foi utilizado. São produtos que consumidores já utilizaram algumas vezes, podendo apresentar riscos, quebras, falta de partes e até algum problema no seu funcionamento, desde que você insira todos os detalhes na descrição do seu produto para que o consumidor tenha ciencia do que está adquirindo.
RESTAURADOS - O que é um produto restaurado?
São produtos que não são novos, mas podem funcionar como novos. Os reparos podem ter sido apenas por danos superficiais sofridos durante o trânsito ou armazenamento, e o item é então vendido por um valor menor.
CUSTOMIZADOS - O que é um produto customizado?
Customização é um
substantivo feminino que remete para o ato de customizar e significa
personalização ou adaptação de um determinado produto.
A customização consiste
em uma modificação ou criação de um produto de acordo com preferências ou
especificações de quem o produz. Assim, customizar é alterar alguma coisa
segundo o seu gosto pessoal.
O que diz o CDC?
De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor
(CDC), todo produto está sujeito à Garantia Legal, com prazo de 30 (trinta)
dias para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para produtos duráveis.
Os produtos novos, seminovos, usados, restaurados e customizados seguem as mesmas regras de garantia dos novos.
Contudo, é importante saber que o CDC regula somente situações nas quais o
vendedor mantém atividade habitual de comércio de produtos, seja ele
pessoa física ou jurídica. Dessa forma, a garantia só é válida para compras
realizadas com fornecedores que comercializam produtos regularmente.
No momento da compra, é dever do fornecedor
informar ao consumidor todas as características do item ofertado, inclusive
alertar sobre manchas, riscos, sinais de uso ou outros problemas. Após a
compra, caso o produto não funcione conforme informado e sejam notados vícios,
falhas ou deformidades, o consumidor poderá pedir o reparo, a troca do produto
ou a devolução do seu dinheiro.