Perguntas frequentes

Como anunciar e vender no BL

Se você deseja anunciar um brinquedo no Brinquedo Livre deverá se cadastrar como comprador primeiro. Para isso clique em Cadastrar no menu superior direito do site.

Após ativar seu cadastro, clique em Quero Vender e ative sua conta de vendedor. Preencha seus dados de endereço e dados bancários para ativar a conta. Em seguida é só cadastrar o produto que deseja anunciar inserindo todos os dados solicitados em tela e aguardar a aprovação do seu produto.

Inicialmente sim. Mas, conforme você for realizando vendas e seus compradores assinalarem que tudo ocorreu bem, sua reputação irá melhorar e o Brinquedo Livre pode passar a liberar seus anúncios automaticamente.

Ao cadastrar seu produto inclua o máximo de informações que puder sobre ele e adicione fotos reais do produto. Além disso, você pode adicionar vídeos mostrando o produto em funcionamento.

Mas, lembre-se: você não deve incluir logotipos ou informações de contato em seus anúncios. Você poderá ser cobrado por isso ou ter o cadastro do seu anúncio recusado.

Seu produto pode ser:

Entenda a diferença entre eles:

NOVOS - O que é um produto novo

Como o nome já diz é um produto nunca utilizado, onde sua embalagem pode ou não ter sido aberta, pois o produto possui todos os acessórios e não possui qualquer dano.

SEMINOVO - O que é um produto seminovo?

São produtos com pouco ou quase nenhum uso, independente de terem ou não sua embalagem original, se encontram em perfeito estado e possuem todos os acessórios.

USADOS - O que é um produto usado?

Diferentemente do produto reembalado, o produto usado é aquele que, como o próprio nome diz, foi adquirido por alguém, foi utilizado. São produtos que consumidores  já utilizaram algumas vezes, podendo apresentar riscos, quebras, falta de partes e até algum problema no seu funcionamento, desde que você insira todos os detalhes na descrição do seu produto para que o consumidor tenha ciencia do que está adquirindo.

RESTAURADOS - O que é um produto restaurado?

São produtos que não são novos, mas podem funcionar como novos. Os reparos podem ter sido apenas por danos superficiais sofridos durante o trânsito ou armazenamento, e o item é então vendido por um valor menor. 


Um produto pode ter sido restaurado pelo fabricante ou pelo vendedor. Chamamos de Seller Refurbished quando um produto foi reparado ou recondicionado por um Seller (Loja/Vendedor) que não é o fabricante original.  E chamamos de Manufacturer Refurbished quando foi restaurado por um fabricante. Quando o produto é reparado pelo próprio fabricante, costuma ter um nível de qualidade superior.

CUSTOMIZADOS - O que é um produto customizado?

Customização é um substantivo feminino que remete para o ato de customizar e significa personalização ou adaptação de um determinado produto.

A customização consiste em uma modificação ou criação de um produto de acordo com preferências ou especificações de quem o produz. Assim, customizar é alterar alguma coisa segundo o seu gosto pessoal.

O que diz o CDC?

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo produto está sujeito à Garantia Legal, com prazo de 30 (trinta) dias para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para produtos duráveis.

Os produtos novos, seminovos, usados, restaurados e customizados seguem as mesmas regras de garantia dos novos. Contudo, é importante saber que o CDC regula somente situações nas quais o vendedor mantém atividade habitual de comércio 
de produtos, seja ele pessoa física ou jurídica. Dessa forma, a garantia só é válida para compras realizadas com fornecedores que comercializam produtos regularmente. 

No momento da compra, é dever do fornecedor informar ao consumidor todas as características do item ofertado, inclusive alertar sobre manchas, riscos, sinais de uso ou outros problemas. Após a compra, caso o produto não funcione conforme informado e sejam notados vícios, falhas ou deformidades, o consumidor poderá pedir o reparo, a troca do produto ou a devolução do seu dinheiro.